contabilidade
Todo fato da entidade deverá ser escriturado, para este fim devem ser utilizados livros contábeis, que devem seguir critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação. Alguns livros são obrigatórios, tais como o Livro Diário e o Livro Razão que de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade devem ser registros permanentes da empresa, outros são facultativos, pois, por não serem exigidos por lei, podem ser adotados ou não a critério da empresa. Existe atualmente 8 livros contábeis que auxiliam o livro diário e o livro razão que são eles: Diário: que registra todos os fatos que afetam o patrimônio, em ordem cronológica de dia, mes, e ano podendo contar com livros auxiliares para registrar a operação.
Liivro Razão: que registra tambem todos os fatos , só que dando ênfase ás contas que compoem o patrimônio esse livro que permite conhecer a movimentação de debito e credito que compoem o patrimônio liquido.
Livros auxiliares: embora obrigatórios perante o fisco, os livros citados a seguir podem ser utilizados na escrituração contábil como auxiliares.
Livro Caixa: esse livro tem a finalidade de registrar as entradas e saídas de numerário. Os registros devem ser efetuados em ordem cronológica e, por isso, pode ser utilizado como auxiliar do Livro Diário, devendo, nesse caso, atender a todas as formalidades exigidas.
Ressalte-se que as empresas optantes pelo SIMPLES estão obrigadas, perante o fisco, à escrituração do Livro Caixa, observando as exigências contidas na Lei no 9.317/96 e as demais formalidades, inclusive quanto aos termos de abertura e encerramento.
Livro de Inventário: o Livro de Inventário tem a finalidade de registrar os bens de consumo, as