Contabilidade
Já nos primórdios dos tempos homem primitivo, já praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos.
Mas foi na Mesopotâmia, que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais. O homem começava registrar o seu patrimônio, era a origem do diário. É um livro obrigatório para todas as empresas, são registradas os fatos contábeis em partidas dobradas em ordem rigorosamente cronológica de dia, mês e ano. O ábaco foi o primeiro instrumento para auxiliar o homem na contabilidade, surgiu 3500 anos atrás.
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair. Mas com o passar dos tempos, em 1642 o francês Blaise Pascal desenvolveu a primeira máquina auxiliadora de cálculos e em 1901 foi desenvolvida a máquina de contabilizar por Halcon Ellis essa maquina passou a ser chamada de MÁQUINA ELLIS..
Os séculos passam surgem novas civilizações, a agricultura floresceu, e com ela um povo que deixou seu legado ate os dias de hoje, os egípcios. O papiro colhido as margens do Rio Nilo, onde os escribas registravam os movimentos, eram os primeiros livros contábeis.
Logo após vieram os Fenícios, que navegavam pelo mediterrâneo expandindo sua rede de comercio, foram eles os primeiros a desenvolver as trocas em bases monetárias, e simplificaram os registros por símbolos.
Da península itálica vieram os romanos, nascia o maior e mais desenvolvido