Atomos
O hidrogênio possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento químico, seu núcleo contem um próton com carga +1, com um elétron circundante e configuração eletrônica 1s¹. Os átomos de hidrogênio podem obter estabilidade de três maneiras diferentes:
1. Formando uma ligação covalente (um par de elétrons) com outros átomos;
2. Perdendo um elétron para formar H+;
3. Adquirindo elétrons e formando H-;
- Hélio (He).
O hélio possui dois elétrons, que completam a camada 1s2, diferente dos demais gases nobres, que possuem um octeto completo de elétrons, ns2np6, na camada mais externa. Essa configuração eletrônica é muito estável e está relacionada à baixa reatividade química desse elemento. O hélio apresenta afinidade eletrônica igual a zero (ou ligeiramente negativa), e energia de ionização muito elevada. Em condições normais, apresenta pouca tendência a perder ou receber elétrons. Por isso, são pequenas as chances desse elemento formar ligações, e ele costuma ocorrer na forma de átomo isolado.
Por apresentar ponto de ebulição mais baixo que qualquer outro líquido conhecido, o hélio é usado em crioscopia para se obter temperaturas extremamente baixas, necessárias para a operação de lasers e dispositivos baseados em materiais supercondutores. É empregado também como gás de refrigeração em um dos tipos de reatores nucleares refrigerados a gás e como gás de arraste em cromatografia gás-líquido. É ainda usado em balões meteorológicos e dirigíveis. Embora o H2 seja mais barato, mais facilmente encontrado e tenha uma densidade menor, por motivo de segurança, em dirigíveis utiliza-se preferencialmente o hélio.
- Lítio (Li)
O lítio é um metal, excelente condutor de eletricidade, mole e altamente reativo. Possui na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo e geralmente forma compostos univalentes, iônicos e incolores. Os hidróxidos e óxidos são bases muito fortes e os oxo-sais são muito estáveis. Por