Bomba á vacuo
6,5
DA SILVA, C. P.1; ZAPELINI, D.1; NIERO, D. F.1; RONCONI, J. V. V.1*; DOS SANTOS, M. F.1.
1Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Departamento de Engenharia Química.
*danila_niero@hotmail.com
RESUMO: Bombas centrífugas são amplamente utilizadas nas indústrias de processos químicos em virtude da simplicidade de modelo, do baixo custo inicial, da manutenção barata e da flexibilidade de aplicação. São equipamentos que utilizam o princípio físico da força centrifuga para a movimentação de fluidos, transformando energia mecânica em energia cinética. A cavitação, observada nestes equipamentos, é a vaporização do fluido em virtude do abaixamento de pressão à temperatura constante, dentro dos dutos, o que pode danificar seriamente os componentes da bomba. O cálculo do NPSH, que foi aqui realizado, é um fator indicativo de possibilidade de cavitação em um sistema. Além disso, neste trabalho foram estudadas diferentes associações de bombas (em série e em paralelo) e, após, determinadas as curvas características e limites de NPSH. A vazão foi medida com base em leituras de um rotâmetro ligado ao sistema. Foram obtidas curvas características para a associação de bombas em série e em paralelo. Foi observada também a pressão de cavitação. Usando apenas uma bomba, a eficiência obtida foi de 36,6 %. Na associação em série, foi obtido uma eficiência de 4 %. Em paralelo foi obtida a maior eficiência, de 28,6%.
PALAVRAS CHAVE: Bomba centrífuga; cavitação; associação de bombas; curvas características de bombas; eficiência de bombas.
1. INTRODUÇÃO Ainda que o transporte de fluidos possa, em determinadas situações, ser realizado por gravidade, industrialmente, a aplicação de bombas deslocamento de fluidos se dá na maioria dos processos químicos e/ou físicos. Mesmo operações simples, como o bombeamento de água para um reservatório acima do solo, devem ser