contabilidade
1ª UNIDADE
5 – Noções de debito e credito.
Tecnicamente, seria inadequado denominar lado esquerdo e lado direito da conta (ou do razonete). O lado esquerdo chama-se debito e o lado direito chama- se credito.
Em contabilidade, o débito representa algo que se tem ou adquire, enquanto crédito é a fonte do débito. Ou seja: em uma transação, onde uma dada quantia é transferida de um sujeito A para um sujeito B, diz-se que o sujeito A tem um crédito para com o sujeito B e esse, por sua vez, um débito para com o sujeito A.
O fato de identificarem as origens (credores) e destinos (devedores) dos recursos faz com que os conceitos de débito e crédito sejam difíceis de compreender à primeira vista, já que eles são erroneamente associados a diminuições e aumentos de capital, respectivamente.
Nos livros contábeis, os débitos se inscrevem no lado esquerdo, e os créditos, no lado direito.
5.1.1 grupos de contas
Existem três grupos de contas:
Contas de Ativo (bens e direitos) - são debitadas quando aumentam o seu valor em virtude do fato contábil e diminuem quando creditadas.
Contas de Passivo (obrigações) - ao contrário das do ativo diminuem quando debitadas e aumentam quando creditadas.
Contas de Patrimônio Líquido (capital, reservas, receitas e despesas) possui o mesmo comportamento das contas do passivo.
5.1.2 Razonetes
Simboliza uma conta, uma representação gráfica em forma de T, é um instrumento para o raciocínio contábil. No razonete, da conta do lado esquerdo debita e do lado direito credita.
Regras gerais
Todo aumento do ativo (lança-se no lado esquerdo do razonete), debita-se.
Toda diminuição de ativo (lança-se no lado direito do razonete), credita-se.
Todo aumento do passivo e PL (lança-se no lado direito do razonete), creditase.
Toda diminuição do passivo e PL (lança-se no lado esquerdo do razonete), debita-se. 5.1.3 livros contábeis.
Para registrar os fatos contábeis ocorridos em seu patrimônio, bem como para