Contabilidade
2.1 Conceito O patrimônio é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda.
2.1.1 Bens Entende-se como Bens todos os objetos que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.
2.1.2. Direitos São considerados Direitos para uma empresa todos os valores que ela tem a receber de terceiros. Esses Direitos geralmente aparecem registrados nos livros contábeis da empresa, com o nome do elemento representativo do respectivo Direito, seguido da expressão a Receber. Exemplo: Duplicatas a Receber.
2.1.3 Obrigações Obrigações em uma empresa são todos os valores que ela tem a pagar para terceiros. As obrigações podem se originar não somente de mercadorias a prazo como também das compras a prazo de outros bens ou serviços, ou em decorrência de outras transações.
2.2 Aspectos qualitativo e quantitativo do patrimônio
2.2.1. Aspecto qualitativo Consiste em especificar, segundo a natureza de cada um, os Bens, Direitos e as Obrigações.
2.2.2. Aspecto quantitativo Consiste em dar aos Bens, Direitos e Obrigações, seus respectivos valores, levando-nos a conhecer o valor do Patrimônio da empresa.
2.3. Representação gráfica do patrimônio
Representamos o gráfico do patrimônio em forma de T, onde o lado esquerdo coloca-se os Bens e os Direitos e no lado direito coloca-se as Obrigações. O lado esquerdo, onde contém os Bens e Direitos é classificado como positivo e denominado como ativo, já no lado esquerdo onde contém as Obrigações é classificado como negativo e denominado passivo.
Patrimônio
Ativo Passivo
Bens Obrigações
Direitos
2.3. Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido é a soma dos Bens e dos Direitos menos as Obrigações, e é classificado como positivo, ativo e nulo. Positivo: Ativo > Passivo Negativa: Ativo < Passivo Nulo: Ativo = Passivo O Patrimônio Líquido é calculado da seguinte maneira:
Bens + Direitos – Obrigações = Patrimônio Líquido
3. Balanço Patrimonial