Contabilidade
*Priscila Geórgia de Andrade
Plano de negócios do inglês Business Plan, também chamado plano empresarial, é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócio a ser seguido. A utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistemico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização. Assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizações. É uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial.
Palavras-chave: Ciências Contábeis, Administração, Empreendedorismo, Atualidade, Estratégia.
O Plano de negócios é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses sejam alcançados, permi-tindo identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado, sendo também um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.
O Plano Empresarial é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios e é também utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.
A existência de um plano estratégico aumenta a possibilidade de uma empresa aproveitar potencialidades e oportunidades atuais e futuras, ao mesmo tempo permite prever situações operacionais adversas.
O documento deve possuir todo um conjunto de características específicas de forma a ser suficientemente flexível para se