contabilidade
Patrimônio Líquido é o quarto grupo de elementos patrimoniais que, juntamente com os bens, com os direitos e com as obrigações, completará a demonstração contábil denominada Balanço Patrimonial. Assim, no Balanço
Patrimonial temos os seguintes elementos:
ATIVO
Bens
Direitos
BALANÇO PATRIMONIAL
PASSIVO
Obrigações
Patrimônio Líquido
Até aqui, estudamos três dos quatro grupos de elementos que integram o patrimônio: bens, direitos e obrigações. Pois bem, agora, veremos os elementos que compõem o grupo do Patrimônio Líquido:
a. Capital;
b. Reservas;
c. Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Capital é a importância, normalmente em dinheiro, que o proprietário de uma empresa possui para iniciar o seu negócio. Esse capital inicial poderá ser composto somente por dinheiro, ou dinheiro e outros bens como Móveis e Utensílios, Veículos,
Mercadorias etc. Durante a vida normal das empresas, o capital pode ser aumentado com novas somas colocadas pelos titulares ou pela incorporação de parte dos lucros auferidos pelas próprias empresas.
Reservas são parcelas do lucro apurado pelas empresas que ficam retidas
(reservadas) para determinados fins, como é o caso da Reserva para Investimentos, que normalmente é utilizada para ampliação das instalações da empresa, abertura de filiais etc.
Lucros ou Prejuízos Acumulados correspondem ao resultado positivo (Lucros) ou negativo (Prejuízos) apurados pela empresa na movimentação do patrimônio.
Você já sabe que o principal objetivo das empresas é o lucro. No final de cada exercício social, que coincide com o ano civil (01/01/AA a 31/12/AA), a movimentação do patrimônio poderá resultar em lucro ou em prejuízo.
Contabilidade Introdutória – 1º CONT - 1º Sem/2014 (Hercy Moraes)
Prof. João Batista 28
Quando o resultado no final do exercício social corresponder a lucro, ele terá varias destinações: uma parte vai para o Governo (contribuição social e imposto de renda); uma parte poderá