CONTABILIDADE
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins. dePARTAMENTO Contábil Na estrutura organizacional das empresas, o Depto. Contábil controla as contas patrimoniais e apura sua operação, para demonstração de um resultado que poderá ser satisfatório ou insatisfatório para os investidores do negócio.
História
Luca Paccioli – Italiano - * 1445 - +1517 - Matemático e Monge Franciscano. Chamado o “Pai da Contabilidade”, pois revolucionou o mundo em sua época, inserindo neste a visão de Controle do Patrimônio com o método das partidas dobradas.
Para todo DÉBITO (um ou mais) haverá um (um ou mais) CRÉDITO de igual valor.
Débito É todo e qualquer valor monetário que se DEVE ou se PAGA.
É todo e qualquer valor monetário que se tem a RECEBER.
Tipos de pessoas Pessoa Física (PF)
Pessoa Jurídica (PJ)
Princípios contábeis Denomina-se "Princípios de Contabilidade (PC)", por força da Resolução CFC 1.282/2010. Norteiam o Contador, representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade. Sendo estes:
Princípio da entidade Reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial.
Pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro.
Princípio da oportunidade Processo de mensuração e