contabilidade
Contabilidade é a ciência que designa a totalidade dos registros numéricos realizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades efetuados no âmbito de uma empresa ou entidade similar. Seu objetivo principal é o de permitir, a cada grupo de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
O Sistema de Informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral.
Na Contabilidade há ou usuários que são: pessoas físicas ou jurídicas que se interessam na avaliação da situação e evolução de uma entidade, e existem dois tipos de usuários:
Usuários preferenciais ou externos são eles: acionistas, credores em geral e emprestadores de recursos, integrantes do mercado de capitais.
Usuários secundários são eles: administradores da entidade e o Fisco.
Há também a Informação de Natureza Econômica que deve ser sempre entendida dentro da visão que a Contabilidade tem do que seja econômico e não, necessariamente, do tratamento que a economia daria ao mesmo fenômeno; em largos traços, podemos afirmar que os fluxos de receitas e despesas, bem como o capital e o patrimônio, em geral, são dimensões econômicas da Contabilidade, ao passo que os fluxos de caixa, de capital de giro, por exemplo, caracterizam a dimensão financeira.
Informação de Natureza Física constitui um importante desdobramento dentro da evolução da teoria dos sistemas contábeis, pois as mais recentes pesquisas sobre evolução de empreendimentos têm revelado que um bom sistema de informação e avaliação não pode repousar apenas em valores monetários, mas devera incluir, na medida do possível, mensurações de natureza física tais como: quantidade gerada de produtos ou serviços, números de depositantes em estabelecimentos