Contabilidade
O Parlamentarismo é um sistema de governo no qual o poder legislativo proporciona a sustentação política, ou seja, apoio direto ou indireto para o poder executivo. A estrutura do poder segue a repartição tripartite, mas a separação entre os Poderes Executivo e Legislativo não é tão rígida.
O Presidencialismo e um sistema de governo no qual existe uma nítida separação dos poderes executivo, legislativo e judiciário de maneira que o primeiro é exercido independentemente do segundo (Parlamento). Os mandatos do presidente e dos parlamentares são fixos e não há possibilidade de um Poder intervir na duração do mandato do outro.
Em minha opinião o sistema de governo Parlamentarismo seria uma forma mais viável de se governar um país, pois é um sistema que se espera maior eficiência do governo visto que deverá ter maior apoio do parlamento e a desconcentração do poder numa só figura.
2 - Sistema de freios e contrapesos é a forma pela qual os três poderes se regulam, a fim de evitar abusos. Exemplo: O legislativo aprova uma lei através do voto dá maioria parlamentar para que aumente as punições para menores infratores. Essa mesma lei segue para o sanciona mento do presidente de república. E o mesmo pode vetar a lei para o aumento das punições para menores infratores, quando entender que a mesma é inconstitucional e abusiva.
3 – Medida provisória é um ato unipessoal do presidente da República, com força de lei, sem a participação do Poder Legislativo, que somente será chamado a discuti-la e aprová-la em momento posterior. O pressuposto da MP é urgência e relevância, cumulativamente.