Contabilidade
A contabilidade, para registrar suas operações, adota o método das partidas dobradas. A essência deste método, universalmente aceito, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual à soma dos valores creditados.
Não há débito sem crédito correspondente
6.1. Contas
Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de contas, cuja função é registrar e representar os bens, os direitos e as obrigações, além das receitas e despesas.
6.1.1. Classificação
Quanto aos elementos que registram:
Contas patrimoniais – Representam os bens, os direitos e as obrigações.
Contas de resultado – Indicam as receitas e despesas ocorridas no patrimônio em virtude das atividades da empresa.
Quanto a natureza do saldo:
Devedoras – São de natureza devedora as contas do ativo, de despesa, retificadoras do passivo exigível e retificadoras do patrimônio líquido
Credoras – São de natureza credora as contas do passivo exigível, do patrimônio líquido, de receita e retificadoras do ativo.
6.2. Débito, Crédito e Saldo
Débito de uma conta – Situação de dívida de responsabilidade da conta. As contas que representam bens, direitos, despesas e receitas tem saldo devedor.
Crédito em uma conta – Situação de direito de haver da conta – As contas que representam obrigações, patrimônio líquido e receitas tem saldo credor.
Saldo de uma conta – Representa a diferença entre o saldo do débito e do crédito. Os saldos podem ser devedor, credor ou nulo.
Quadro-resumo do mecanismo de débito e crédito
Natureza
Para o saldo
Das contas
Do saldo
Aumentar
Diminuir
Ativo
D
D
C
Passivo
C
C
D
Patrimônio líquido
C
C
D
Receitas
C
C
D
Despesas
D
D
C
Retificadoras do ativo
C
C
D
Retificadoras do passivo / PL
D
D
C
6.3. Balancete de Verificação