cifilis
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A questão social será aqui explícita do ponto de vista de seus impactos causados pelos movimentos sociais no contexto capitalista, agora, demonstrando resistência e força na luta pelos direitos coletivos. Esses direitos conquistados, alguns tipos de temas e questões, o surgimento do Serviço Social, quais mudanças enfrentadas, as formas que se apresentaram no tratamento da “questão social”. Quais decisões tomadas nas relações do passado e presente, do ponto de vista atual. Os debates que se apresentam para enfrentamento às diversas questões, sua dimensão e grau de interesse por todos.
2 DESENVOLVIMENTO
A questão social deu-se por várias manifestações sociais em diversos países, primeiramente na Inglaterra na sombra da Revolução Industrial pela classe trabalhadora, que deixara de ser camponesa e adotara a ideologia de desenvolvimento pessoal, tornando-se exploratória e empobrecida frente à nova ordem político-econômica e o crescimento consumista. Nessa relação do homem e trabalho, vivenciado até os dias atuais, gerou uma dependência entre os centros urbanos e seus trabalhadores, quando as condições que lhes apresentavam não condiziam com suas necessidades mínimas de sobrevivência.
Surgiram assim movimentos reivindicatórios coletivos em diversos níveis e regiões, por melhorias, pois a situação era até mesmo de penúrias e extrema pobreza.
Segundo Adarly (2011, p. 14), foi a partir do aparecimento do trabalho livre que a sociedade se dividiu em duas partes e os profissionais assistentes sociais ganharam espaço fazendo que, estes profissionais dessem importância à “questão social”. Seguindo essas transformações no despertar para tais questões, inicia-se o Serviço Social, voltado para as questões sociais.
Seguido de