Contabilidade
POLO DE TAGUATINGA – JK
ADMINISTRAÇÃO
4º SÉRIE
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Brasília/DF 2013
Sumário
Introdução 03
Balancete de Verificação 04
Regime de Competência e de Caixa 06
Carteira de Contas a Receber 10
Folha de Pagamento 11
Insalubridade 11
Periculosidade 12
Hora Extra 13
Adicional Noturno 14
Salário Família 14
Previdência Social 14
Imposto de Renda 15
FGTS 16
Contribuição Confederativa 16
Faltas 17
Pensão Alimentícia 18
Considerações Finais 24
Referência
INTRODUÇÃO
A contabilidade surgiu por volta de 4.000 anos antes de cristo. Ela é um importante instrumento que auxilia os gestores no processo decisório das organizações, pois ela coleta informações de dados econômicos, mensura-os monetariamente, registra-os e sumariza-os em forma de relatórios, demonstrações financeiras, orçamento, e planilhas, sendo assim pode-se dizer que a contabilidade produz e fornece informações eficazes na tomada de decisões. Ela é extremamente útil tanto para os usuários externos, que são investidores, fornecedores e governo, quanto para os usuários internos, que são os funcionários da empresa: gerentes, administradores, diretores, entre outros.
Através da contabilidade é possível mensurar o patrimônio de alguém ou de alguma empresa. A seguir serão demonstrados alguns dos exercícios realizados na prática pelos profissionais da contabilidade.
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
Balancete de verificação é um resumo ordenado de todas as contas utilizadas pela contabilidade, e tem como base o método das partidas dobradas, onde a regra fundamental é: para todo débito lançado em uma conta, haverá obrigatoriamente um crédito lançado em outra conta, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos