Contabilidade
O objetivo principal da contabilidade é que permita que cada grupo de usuários avalie a situação econômica e financeira da entidade em um sentido estático.
Na contabilidade, as quantidades são simples medidas dos fatos que ocorrem em função da ação do homem. Na necessidade de donos de patrimônios que desejavam mensurar suas riquezas, os proprietários de patrimônios passaram a ter posse das informações contábeis, assim conhecendo melhor a “saúde“ econômico-financeira e podendo tomar decisões mais adquadas.
Hoje a contabilidade volta-se para a entidade que esta em rápido crescimento, podendo tornar-se uma empresa de grande porte de qualidade em uma realidade de instabilidade de preço no mercado.
A contabilidade admite a necessidade de hierarquizar conceitos tendo assim divisões nos princípios:
a) apostulados, que tem proposições evidentes que são aceitas como verdadeiras e fazem parte da entidade contábil e da continuidade.
b) princípios, que são o custo históricos, denominador comum monetário, realização da receita e confrontação da despesa.
c) convenções, são restrições, condicionamentos de aplicação aos princípios contábeis.
Nos apostulados contábeis será tratado como entidade contábil, qualquer pessoa ou entidade que necessita verificar monetariamente tendo necessidade da contabilidade.
A entidade e a personaliza de juridica.
A conotação jurídica não é necessária na teoria moderna contábil, pelo fato de que qualquer pessoa física que tenha uma complexidade e volume de seus negocio, necessite de uma contabilidade para si, será tratada como uma entidade contábil.
Entidade e os sócios
A contabilidade não pode impedir certos fatos que de inicio, venham ferir um principio básico, mais estabelecer