Contabilidade
FABIANO SALLES DE OLIVEIRA.
RESUMO
AS EPP e ME (Empresas de Pequeno Porte e Micro Empresas) têm desempenhado um papel relevante na economia nacional, mas também tem sido vistas como um desafio às tantas dificuldades econômicas e administrativas. Os fatores econômicos têm sido apontados como razão mais frequente para o fracasso de tantas pequenas empresas, no entanto, é possível que a fraqueza gerencial seja a principal causa subjacente. Assim, o objetivo do trabalho foi conhecer quais informações gerenciais estão sendo disponibilizadas aos empresários das pequenas empresas e como eles estão fazendo uso destas informações na gestão da empresa.
INTRODUÇÃO
No mercado altamente competitivo em que as empresas estão inseridas, mesmos as empresas de pequeno porte e as microempresas devem buscar instrumentos que visam agilidade no processo de tomada de decisões. E um dos instrumentos que auxilia as organizações neste âmbito é a contabilidade de custos, objetivando suprir a gestão empresarial no que tange a um controle interno capaz de ilustrar a competência operacional no desenvolvimento das atividades de comércio e serviços dessas pequenas organizações.
Segundo dados de SEBRAE a mortalidade das pequenas e médias empresas atinge 59% só no primeiro três primeiro anos de vida ou seja que metade dessas empresas que começaram suas atividades neste ano , serão fechadas em três anos.
Assim, o presente artigo aborda a relevância da contabilidade de custos no processo de tomada de decisões das EPP e ME.
A importância da apuração correta e legítima dos custos não só nas empresas de grande porte, como nas de EPP e ME, que auxiliam nos sistemas de informações contábeis,essenciais no desenvolvimento operacional, determinando custos e preços dos produtos e serviços. È imprescindível que essas empresas adentrem nessa área de sustentação e controle alcançando objetivos e se destacando – se no