contabilidade
ATIVO CIRCULANTE
DISPONIBILIDADE
CAIXA: é a denominação de uma conta que registra o valor dos recursos imediatamente disponíveis, para efetuar pagamentos. A conta registra, de maneira ordenada, montantes recebidos e pagos.
BANCOS: cheques, depósitos e outras transações movimentadas na conta corrente bancária da entidade junto ao Banco.
CLIENTES
DUPLICATAS A RECEBER: valores relativos à contrapartida dos créditos de vendas
(-) DUPLICATS DESCONTADAS: é creditada, pelo valor de face dos títulos, no momento em que é efetuada a operação de desconto e a instituição financeira faz o crédito em conta corrente da empresa; ( duplicada recebida antecipada ).
(-) PROVISÃO PARA CRÉDITO DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA: O respectivo débito acontece pela baixa dos títulos incobráveis da conta clientes que geraram a provisão.
OUTROS CRÉDITOS
ARRENDAMENTOS ATIVOS A RECEBER: As operações de arrendamento mercantil, também conhecidas como “leasing”, são conceituadas como transações celebradas entre o proprietário de um determinado bem (arrendador) que concede o uso deste a um terceiro (arrendatário) por um determinado período contratualmente estipulado, findo o qual é facultado ao arrendatário a opção de adquirir ou devolver o bem objeto de arrendamento, ou a de prorrogar o contrato.
TRIBUTOS A RECUPERAR
Impostos e Contribuições a Recuperar: São impostos de possível recuperação. Por exemplo: ICMS, IPI.
INVESTIMENTOS TEMPORÁRIOS Em CURTO PRAZO
AÇOES DE OUTRAS EMPRESAS: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;
(-)PROVISÃO PARA REDUÇÃO AO VALOR DE MERCADO: estabelece que o valor contábil dos ativos deva ser comparado com o seu valor de mercado, devendo permanecer registrado o menor deles. Isto inclui, inclusive, os estoques de mercadorias, títulos e valores mobiliários e outros bens e direitos que possam ser