Contabilidade
A exemplo do que ocorre numa empresa, a contabilização das atividades internas e externas de um país, desenvolvidas num período de tempo, normalmente em um ano, é de fundamental importância para os dirigentes de um país. Este levantamento contábil é realizado através do produto nacional bruto.
1- Produto Nacional Bruto (PNB):
É o valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos, como casa e automóveis; e o valor dos serviços, tais como: serviços médicos, de transporte, de corretagem, etc. Serão avaliados os bens finais para se evitas dúvidas quanto ao calculo do PNB. Por exemplo: Se incluirmos o preço final de um automóvel no PNB e também incluirmos Omo parte do PNB o valor dos pneus que foram vendidos ao produtor, dos veículos, estaremos contando o valor dos pneus duas vezes: uma quando damos um preço final para o automóvel (já com valor dos pneus incluso no preço do automóvel) e outra quando contamos novamente o valor dos pneus vendido ao produtor de automóveis. Os componentes do carro que são vendidos aos produtores são chamados de bens intermediários e seus valores não são incluídos no PNB.
2- Medindo o PNB:
Suponhamos uma economia bastante simples onde se produza apenas cinco tipos de bens:
Produto
Unidade de Medida
Preço R$
Quantidade
A
LITROS
50,00 X
200
B
DÚZIAS
10,00 X
3 +
C
GALÕES
30,00 X
60
D
QUILOS
0,50 X
500
E
METROS
8,00 X
120 +
TOTAL PNB PNB = PREÇO A x QUANTIDADE A + Pb x Qb +... + Pe x Qe = PNB = 50,00 x 200 + 10,00 x 3 + 30,00 x 60 + 0,50 x 500 + 8,00 x 120 = PNB= R$ 13.040,00
3- Contas que compõem o PNB sob a ótica da Despesa:
a) Consumo (C):
As despesas em consumo efetuadas pelas famílias constituem no maior componente da demanda agregada no Brasil, que podem ser:
Bens Duráveis: Vestuário, eletrodomésticos, automóveis, etc...
Bens Não-Duráveis: Alimentos, remédios, bebidas, etc...
Serviços: Elétricos, transporte, médico, educacional,