granulometria
2 ENSAIOS
2.1 Ensaio de Granulometria
O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou em outras palavras, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio.
O ensaio de granulometria é dividido em duas partes distintas, utilizáveis de acordo com o tipo de solo e as finalidades do ensaio para cada caso particular. São elas: análise granulométrica por peneiramento e análise granulométrica por sedimentação. Os solos grossos (areias e pedregulhos), possuindo pouca ou nenhuma quantidade de finos, podem ter a sua curva granulométrica inteiramente determinada utilizando-se somente o peneiramento. Em solos possuindo quantidades de finos significativas, deve-se proceder ao ensaio de granulometria conjunta, que engloba as fases de peneiramento e sedimentação. Através dos resultados obtidos desse ensaio, é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, que possui fundamental importância na caracterização geotécnica do solo, principalmente no caso dos solos grossos. A partir da ABNT NBR 7181/84 segue-se o roteiro para a realização da análise granulométrica.
2.2 Objetivo
O objetivo primordial do ensaio de granulometria é obter a curva granulométrica de um solo. Através da curva granulométrica pode-se estimar as percentagens (em relação ao peso seco total), correspondentes a cada fração granulométrica do solo.
No Brasil, segundo a ABNT NBR 6502/95, a classificação dos solos, de acordo com sua granulometria, é realizada conforme a tabela abaixo.
Tabela Classificação dos solos de acordo com sua granulometria.
Escala segundo a ABNT
Classificação
Diâmetro dos grãos
Argila
Menor que 0,002 mm
Silte
Entre 0,06 e 0,002 mm
Areia
Entre 2,0 e 0,06 mm
Pedregulho
Entre 60,0 e 2,0 mm
2.3 Materiais
Os materiais utilizados para a realização do ensaio granulométrico são:
Amostra de solo