Contabilidade
A palavra ergonomia é de origem grega, em que ERGO significa trabalho e NOMOS significa regras, normas, leis. Podemos entender que seriam as regras/ normas/ leis para a execução do trabalho. Se considerarmos como ciência, poderemos dizer que é a ciência aplicada em facilitar o trabalho executado pelo homem, sendo que aqui se interpreta a palavra “trabalho” como algo muito abrangente, em todos os ramos e áreas de atuação. Ou seja, ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento”. Sendo, desta forma, uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fi m de organizar o trabalho, tornando este último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.
Essas Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
ATUALIZAÇÕES LEGAIS DE ANTES E DEPOIS
• Os gastos com ergonomia, que antes eram considerados sem retorno, hoje mostram, com os benefícios bem maiores para os profissionais essencial às empresas, necessitando de atualização constante, vendo o resultados positivos. •
DICAS DE ERGONOMIA
[pic]
No processo de envelhecimento da coluna vertebral (artrose e hérnias de disco) entre as suas causas, temos os esforços excessivos e também a vida sedentária.
REGRAS BÁSICAS PARA PREVENÇÃO DE DORES NAS COSTAS:
1) Evitar levantar e/ou apoiar objetos no chão ou acima do nível da cabeça;
2) Recomendável mover os objetos numa faixa entre a altura dos ombros e a altura da articulação dos dedos da mão;
3) Procurar sempre nivelar os planos de onde se retiram e ou colocam os objetos numa altura de 70-90 crn