Contabilidade
livros disponíveis na biblioteca do Polo Presencial e no material disponível em:
.
Acesso em: 16 maio 2012.
Regime de Competência: A adoção do regime de competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da sua realização em moeda.
O Princípio da Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou uma despesa deve ser reconhecida, um exemplo para ilustrar e melhor compreendermos seria quando uma empresa realiza uma venda para pagamento em 60 (sessenta) dias, a receita é reconhecida na data da venda e, portanto, o valor da venda estará indicado na Demonstração do Resultado do Exercício daquele mês.
As empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a adotar o regime de competência para fins de apuração dos tributos.
Regime de Caixa: O regime de caixa, representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda.
No regime de Caixa, as receitas são reconhecidas somente no momento em que o cliente paga a fatura, e as despesas são reconhecidas no momento em que são efetivamente pagas. Tanto as empresas optantes pelo Lucro Presumido, quanto ao Simples Nacional sendo que são regulamentados respectivamente pela Instrução Normativa SRF nº 104, de 24 de agosto de 1998 e Resolução CGSN nº 38, de 1º de setembro de 2008.
Resumindo, quando se contabiliza antes do pagamento é classificado como “Regime de competência” e quando se contabiliza após pagamento é denominado “Regime de Caixa”.
2 Elaborar um resumo de uma página, explicando o conceito dos regimes pesquisados.
Citar também três exemplos de eventos que demonstrem que a sobra do dinheiro no
caixa não é sinônimo de lucro.
• Venda a vista de itens comprados a prazo;
• Entrada de dinheiro originada de