Contabilidade
A Contabilidade é um sistema de informação muito rico para a administração de qualquer negócio. Nela se concentra toda a movimentação patrimonial e financeira da empresa. O acompanhamento histórico das informações através de análises quantitativas é uma ferramenta de decisão muito importante que a Contabilidade oferece aos administradores.
Para PADOVEZE (2000), a arquitetura de um sistema de informação contábil deve levar em consideração dois pressupostos básicos para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa: necessidade de informação: que é determinada pelos usuários finais dessa informação; planejamento e controle: o sistema de informação exige planejamento para a produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários.
A contabilidade gerencial vale-se do uso de disciplinas das áreas contábil e financeira. Por conseguinte, o sistema de informação contábil deve incorporar os elementos de tais disciplinas, necessários para o gerenciamento da empresa.
São componentes do sistema contábil de informação:
Contabilidade Financeira: Compreende a escrituração tradicional, os aspectos tributários e societários, registrado me moeda nacional. Contém a arquitetura básica dos planos de contas e lançamentos.
Custos: É o sistema que liga a contabilidade à sua maior área operacional, a produção.
Administração Financeira e Orçamentos: Para IUDÍCIBUS (2000): “ o modelo decisório de administrador leva em conta cursos de ação futuros; informes sobre situações passadas ou presentes somente serão insumos de valor para o modelo decisório à medida que o passado e o presente sejam estimadores válidos daquilo que poderá