contabilidade
ANÁLISE DE METODOS
Resumo
Este trabalho abordará aspectos ligados a auditoria interna nas Instituições Financeiras do Banco Santander S/A. O referencial teórico, demonstra a importância da utilização da auditoria interna, e tem como objetivo pesquisar possíveis contribuições ou falhas ocorridas dentro das Instituições Financeiras, apresentando a importância de uma Supervisão Bancaria eficaz dentro dos controles internos. Para realização do presente trabalho foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica a respeito do tema, em livros, dissertações, artigos publicados, revistas e internet, dentre outros.
Palavras chave: Instituições Financeiras, Auditoria, Auditoria Interna, Supervisão Bancaria.
1 Introdução
A prática da auditoria Interna vai além da postura legal da empresa, que conforme a Resolução do Banco Central estabelece a obrigatoriedade do processo da auditoria em instituições financeiras, sendo que permite aos administradores da mesma a visão de como são realizados os processos da instituição, bem como permitem detectar seus pontos falhos.
Nas citações de Mota (1988) verifica-se a importância e a utilidade da auditoria, pois hoje ela desempenha um papel de controle assessoria aos gestores de empresas de diversas áreas.
Como a auditoria leva em consideração o controle interno das companhias auditadas, e assume cada vez mais abrangente seria : Auditoria é o exame cientifico e sistemático de livros, contas, comprovantes e outros registros, com o propósito de determinar a integridade do sistema e do controle interno, assim, assessora a empresa no aprimoramento dos mesmos. ( Motta, 1988:15 ).
A maximização dos lucros é um dos principais objetivos para as empresas e a auditoria auxilia no alcance deste objetivo, pois detecta fraudes que podem afetar os resultados patrimoniais da empresa.
Assim, este trabalho retrata o processo de auditoria dentro das