Contabilidade
O mundo encontra-se imerso numa grave crise económica, financeira e ambiental. Para muitos observadores e estudiosos destas questões, é necessário enfrentar com determinação os efeitos de tão graves problemas mas, sobretudo, encontrar as suas causas e combatê-las de raiz.
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
O Planeta encontra-se ameaçado – o esgotamento de alguns recursos naturais, a exploração excessiva de outros, a poluição do ar, solos, rios, mares e oceanos é uma realidade cujas consequências são bem visíveis. Isto tudo aponta para a necessidade de alterarmos os nossos comportamentos, uma vez que somos nós os causadores desse problemas e cabe a nós os tentar resolver ou minimizar o mais depressa possível.
O desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável é um conceito sistémico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental. Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas. A definição mais usada para o desenvolvimento sustentável é:
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras, de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e na futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo ao mesmo tempo, um uso razoável de recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
Problemas ambientais à escala global
A explosão demográfica e o consequente crescimento urbano intensificaram as actividades humanas sobre