Contabilidade
É uma condição de mercado caracterizada pelo controle, por um só produtor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores. Estes usuários e consumidores não possuem alternativas senão comprar do monopolista. Isso faz com que o monopolista opere sempre com lucros extraordinários. O preço cobrado pelo monopolista será sempre maior do que em competição perfeita e a quantidade vendida sempre menor.
Segue abaixo alguns exemplos reais de empresas monopolísticas:
• A Petrobrás no que tange a exploração do petróleo em águas profundas no Brasil. De certa forma, mesmo que a legislação já permita que outras empresas explorem petróleo no Brasil a Petrobrás é grande o suficiente para que, se quisesse controlar o preço dos produtos por ela vendidos.
• A CPFL no que tange a distribuição de energia elétrica em São Carlos/SP. • O SAAE no que tange a distribuição de água e esgoto em São Carlos/SP.
OLIGOPÓLIO
Designa-se por oligopólio a situação de um mercado com um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado. A característica fundamental do oligopólio é a existência da interdependência entre as empresas. Dado a importância de cada empresa no setor, as decisões de uma quanto a preços, qualidade, propaganda, etc., afeta o comportamento das demais.
Segue abaixo alguns exemplos reais de empresas Oligopólio:
• Empresas de telefonia móvel e celular: Vivo, Claro, Oi, Tim.
• Empresas de Gases Industriais e hospitalares - White Martins, Oximil, Air Liquide.
• Montadoras de veículos: Fiat, Chevrolet, Volkswagen, Ford
Impacto para o consumidor.
No Monopólio há uma limitação da oferta e variedade de produtos e/ou serviços, bem como uma definição do preço livremente, ou seja, a ausência de outra empresa que ofereça o mesmo serviço faz com que a detentora da praça estabeleça o preço que desejar. Péssimo para