Contabilidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSAO.......................................................................................................... 9
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho contem temas que fazem parte da contabilidade em nosso dia-a-dia alguns conceitos que nos ajudarão a conhecer um pouco mais sobre parte da contabilidade.
2 DESENVOLVIMENTO
1. Aplicação Financeira
Conceito de juros compostos e necessidade de reconhecimento da receita mensalmente e não somente no resgate.
Os juros compostos são aqueles em que o juro do mês é incorporado ao capital, constituindo um novo capital a cada mês para o cálculo de novos juros. Esse tipo de rendimento é muito vantajoso, sendo utilizado pelo atual sistema financeiro. As instituições financeiras utilizam esse método de capitalização nas aplicações financeiras, como na elaboração de financiamentos.
2. Impostos não cumulativos
Características e diferenças entre impostos cumulativos e impostos não cumulativos.
IMPOSTO CUMULATIVO – Diz-se que é cumulativo o tributo que incide em mais de uma etapa de circulação de mercadorias sem que na posterior possa ser abatido ou compensado o montante pago na etapa anterior. Exemplos clássicos de tributos cumulativos: PIS, COFINS, CPMF
IMPOSTO NÃO-CUMULATIVO – Os tributos não-cumulativos são aqueles cujo montante pago numa etapa de circulação de mercadoria pode ser abatido do montante devido em etapa seguinte. Exemplos brasileiros: ICMS e IPI. Observação: atualmente os tributos PIS e COFINS também podem ser não-cumulativos de acordo com a opção do contribuinte, se pelo regime de lucro real ou presumido. Base legal: arts. 153, § 3º, II e art. 155, II, da Constituição Federal de 1988. Fonte: Editorial Cenofisco
3. Avaliação de estoques
Explique e conceitue:
Inventario periódico: Ocorre quando os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do balanço, através da contagem física.
Optando pelo inventário periódico, a