Problemas de saúde no suldeste
Se existe um assunto que nenhuma mãe pode ignorar é a saúde. E com o passar dos anos, os cuidados precisam ser redobrados. Listamos os quatro males que mais afetam as mulheres brasileiras para você ficar sempre alerta e blindar o organismo contra doenças indesejadas.
Doenças cardiovasculares
Englobam as enfermidades que alteram o funcionamento dos vasos sanguíneos. Entre as mais comuns estão o enfarte do miocárdio, a angina de peito, a aterosclerose e os acidentes vasculares cerebrais (AVC). Cerca de 15 milhões de pessoas morrem no mundo, a cada ano, vitimadas pelas doenças cardiovasculares (DCV), o equivalente a 30% do total de óbitos no planeta.
Câncer
Os seis tipos de neoplasias responsáveis pela maior taxa de mortalidade entre mulheres são os câncer de mama, de pulmão, de estômago, de fígado, de cólon e de colo de útero. Estima-se que 30% dos tumores possam ser diagnosticados precocemente, sendo que 40% dos casos de câncer de pulmão podem ser evitados a partir da eliminação do tabagismo. "Os efeitos nocivos do fumo também tem relação com outros tipos de câncer, pois a nicotina dos cigarros altera o núcleo das células, fazendo com que elas se proliferem com anomalias pelo organismo", explica o ginecologista Milton Jorge de Carvalho.
O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres. Um levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, apontou que a estimativa é de que 49.400 mulheres apresentem a doença em 2008. A doença é mais rara em mulheres de faixa etária abaixo dos 35 anos, mas acima dessa idade o risco de incidência aumenta a cada ano.
Doenças infecciosas
Entre as mais incidentes nas mulheres está o vírus papiloma vírus humanos (HPV) . Pesquisas apontam que 50 a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Trata-se da doença sexualmente transmissível mais comum entre o sexo feminino e fator de risco para o câncer de colo de