Contabilidade i princípios contábeis
Princípios da Contabilidade
Conceito
Os princípios de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científicos e profissional. Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.
Divisão
I. II. III. IV. V. VI. Os princípios estão divididos em: Princípio da Entidade; Princípio da Continuidade; Princípio da Oportunidade; Princípio do Registro Pelo Valor Original; Princípio da Competência; Princípio da Prudência
Princípios
• Princípio da Entidade:
– O princípio da ENTIDADE reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e determina que a contabilidade tenha plena distinção e separação de pessoa física e jurídica , ou seja o patrimônio da empresa jamais se confunde com as do seus sócios e também não se mistura transações de uma empresa com as de outras mesmo que seja o mesmo grupo empresarial.
Princípios
• Princípio da Continuidade:
– O princípio da CONTINUIDADE pressupõe que a entidade continuará em operações no futuro, e que seus ativos devem ser avaliados de acordo com a potencialidade de gerar benefícios futuros para a empresa na continuidade de suas operações.
Princípios
• Princípios da Oportunidade
– O princípio da OPORTUNIDADE refere-se, ao momento que devem ser registrada as variação patrimoniais. Imediatamente e de forma integral.
• Princípio do Registro Pelo Valor Original:
– O Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL determina que os elementos patrimoniais devem ser registrados pelo seus valores originais expresso em moeda corrente do pais.
Princípios
• Princípio da Competência:
– O princípio da COMPETÊNCIA determina que as despesas e receitas devem ser contabilizadas relativas ao momento de sua ocorrência independente de seu pagamento, ou seja, mesmo que o pagamento não seja feito na forma integral o registro deve