resumo
I. Internacionalização dos mercados, com a necessidade da harmonização dos princípios contábeis;
II. Necessidade da teoria da Contabilidade de custos,
III. Unificação entre Contabilidade Gerencial e Financeira para resolver as necessidades dos usuários, que são as mesmas.
V. Estruturar uma contabilidade que abarque tanto a Contabilidade Gerencial quanto a Contabilidade financeira.
RESPONDA:
a) apenas o item I está correto
b) apenas os itens I e II estão corretos.
c) apenas os itens I e III estão corretos.
d) todos os itens acima estão corretos.
e) nenhum dos itens está correto.
3) A Lei no 11.638/07 promoveu fortes alterações na legislação brasileira das sociedades por ações. No campo contábil, tornou-se o marco inicial da harmonização das normas contábeis brasileiras ao cenário internacional. Os International Financial Reporting Standards (IFRS) são considerados princípios básicos do conjunto de normas que estabelecem as regras contábeis gerais e específicas.
Tais princípios básicos são:
• as exigências de governos, órgãos reguladores ou fiscais não devem afetar as demonstrações financeiras preparadas nos termos da estrutura conceitual;
• as demonstrações financeiras devem ser preparadas segundo o modelo contábil calcado no custo histórico recuperável e na manutenção do capital financeiro.
Ao estabelecer os conceitos básicos para o preparo e apresentação das demonstrações financeiras, focadas nos usuários externos, a estrutura conceitual tem por finalidade:
a) dar sustentação aos auditores independentes para analisar os registros contábeis com a prevalência da formalização legal dos fatos sobre sua essência.
b) auxiliar os auditores independentes a formar opinião sobre a conformidade das normas contábeis com as normas internacionais.
c) oferecer aos auditores internos instrumentos que, na mensuração da posição financeira da entidade, lhes permitam avaliar a capacidade