Contabilidade e Finanças
1) Considerações Iniciais
Com a rapidez na divulgação de dados por meio dos modernos meios de comunicação, em que os fatos da atualidade são conhecidos por todos com grande facilidade, é raro observar pessoas que tenham o hábito de arquivar documentos e organizá-los, ou manter registradas as informações relevantes diárias do movimento de uma casa, que possivelmente poderiam colaborar para a resolução de determinada questão complexa. Como por exemplo, quando a fatura relativa à utilização de serviços de energia elétrica do mês anterior, obviamente quitada, não está de fácil alcance, não se pode evitar cobranças indevidas ou questionar cortes de energia elétrica que podem comprometer a rotina noturna dessa casa.
Outro exemplo que contribui para a compreensão da relevância do registro, organização e arquivamento de informações e documentos, refere-se à situação quando o extrato bancário demonstra determinada operação, possivelmente de alguma compra por meio do cartão de crédito, em que o pagamento se deu em diversas parcelas e não se tem ciência alguma da origem daquela cobrança. Nesse caso, a manutenção das informações por meio de registro e arquivamento dos documentos poderia contribuir para a adequada compreensão do extrato bancário.
Dessa forma, verifica-se que o registro, organização e arquivamento de documentos relevantes podem colaborar para a segurança das pessoas, e ainda gerar outros benefícios. Como observado no exemplo da fatura de energia elétrica e no exemplo da cobrança no extrato bancário, os documentos relevantes ora arquivados além de comprovar a realização de um fato, geram informações importantes para a antecipação de próximos acontecimentos, e assim, também contribuem para a compreensão dos aspectos relevantes presentes nas causas e consequências daquele fato.
Visto esse contexto na rotina da população, no ambiente empresarial as atividades de registro,