CONTABILIDADE E O MEIO AMBIENTE
Graduação em Ciências Contábeis
Disciplina: Metodologia Cientifica
Professor: Vinicius Drey
Aluna: Flávia Fernanda Nascimento
Fichamento: MAUSS, C. V.; BLEIL, C.; BONATTO, A.; SANTOS, G. Z. . A evolução da Contabilidade e seus objetivos. In: IV Simpósio de Execelência em Gestão e Tecnologia (SEGET), 2007, Resende. Simpósio de Excecelência em Gestão e Tecnologia, 2007. v. 1. p.1-16.
A contabilidade como ciência social aplicada, deve manter-se atualizada para que possa exercer sua principal função que é fornecesse informações sendo elas confiáveis. Constatou-se que o Brasil não tem escola tipicamente brasileira sendo assim a pouca pesquisa em contabilidade, dessa forma precisa-se de uma ação dos governos. (P.1).
A contabilidade busca com apoio de embasamento teórico, criar, aprimorar e desenvolver métodos e modelos de gestão. Iudícibus e Marion (1999, p. 19) explicam que “a introdução obrigatória dessa disciplina veio, sem dúvida, trazer enorme contribuição para a formação dos estudantes de graduação na área contábil”. Pois os profissionais tendem a se prender na pratica esquecendo-se da teoria. A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar seus bens, ou seja, seu patrimônio, dessa forma originou a contabilidade porque o homem queria saber quando a venda ou troca de seus pertences renderiam e de quais formas aumentaria seu capital. (P.2).
A contabilidade preocupava-se basicamente com as informações financeiras, com a evolução tecnológica e a ampliação de necessidades sociais houve uma ampliação do leque de usuários potenciais da contabilidade. A contabilidade sendo um instrumento de informação gerencial deverá informar principal dos dados que relatem além do lucro e da rentabilidade também o valor econômico gerado nas atividades. Dentro dessa era a contabilidade precisar evoluir, fornecendo instrumentos decisivos para que haja um crescimento econômico dentro da empresa. (P. 3).
Tendo em vista a