contabilidade termo 1
Princípios fundamentais da contabilidade:
Principio da entidade: não se mistura com o patrimônio da pessoa física ou jurídica; ''caixa da empresa''.
Principio da continuidade: dar continuação á empresa. 27% que são registradas encerram no 1° ano de atividade, ou seja, não seguem esse principio.
Aspectos da contabilidade:
Qualitativo: quando se dá nomes a ''contas'' como, por exemplo - ''conta caixa''.
Quantitativo - quando se tem um saldo em caixa.
Balanço patrimonial: é a principal demonstração contábil! Por quê? Porque é no balanço patrimonial que vai demonstrar os bens, direitos e obrigações. O balanço patrimonial é dividido pelo ativo , pelo passivo e também patrimônio liquido.
Ativo: Representam os bens e direitos, todos aqueles valores que estão no ativo são chamados de recursos.
Contas do ativo: Caixa bancos, conta movimento, duplicatas a receber, estoque de mercadorias, veículos, terrenos, prédios, móveis e utensílios etc.
Ativo circulante: realizável em curto prazo: são todos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro num prazo de 12 meses após o fechamento do balanço. Estão incluídos nestes direitos: As duplicatas a receber (clientes); O estoque de mercadorias, matéria primas, materiais de embalagem, produtos de limpeza, material de escritório, etc.
Ativo não circulante: Realizável a longo prazo: Quando os bens e direitos vão se converter em dinheiro num prazo superior á 12 meses apos o balanço, Estão incluídos os investimentos , imobilizados e intangíveis.
Ativo = bens + direitos (créditos) = patrimônio bruto
Passivo: O passivo representa as obrigações esses valores são chamados de capital de terceiros. São DÉBITOS da entidade perante terceiros; são CRÉDITOS de terceiros na entidade.
Passivo circulante: São as obrigações que a empresa tem pra pagar para terceiros que vencem num prazo de 12 meses apos o fechamento do balanço.
Passivo não circulante: obrigações que vencem