CONTABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
O conceito sustável da empresa é reconhecido em nível nacional e a Vó Mina já soma quatro prêmios SESI de Qualidade no Trabalho. O último, em 2010, foi o de vice-campeã nacional na categoria micro empresa com a Prática Desenvolvimento Sócio Ambiental.
A experiência da Vó Mina mostra como é possível adotar o conceito de sustentabilidade e gerar economia para empresa. “Reutilizamos 90% dos plásticos que seria descartado pela empresa. Isso gera uma economia de 20% na compra de uma nova matéria prima, além de contribuir para o meio ambiente”, explicou o empresário Leonardo Teodoro de Lima.
Localizada na cidade de Catolé do Rocha, no sertão paraibano, a fábrica é de utensílios de limpeza conta com 15 funcionários e promove outras ações de sustentabilidade. “Além de reutilizar o nosso material, também reciclamos produtos sólidos de outras empresas. Ainda temos o sistema que coleta a água das chuvas, por meio de calhas instaladas nas extremidades do telhado da fábrica. Registramos uma redução de 70% nas despesas com a conta de água com o sistema. Já os papelões são enviados a outra empresa recicladora”, disse o empresário.
E não é só na economia das contas da empresa que a Vó Mina está de olho. A fábrica tem um pomar de cultivo orgânico e todo o adubo utilizado na plantação é desenvolvido a partir de resíduos orgânicos e pó de madeira da própria empresa. “As frutas produzidas servem para sucos e para o consumo dos funcionários no lanche servido diariamente”, destacou Leonardo.
Na área de sustentabilidade, a empresa tem vários objetivo, como economizar água e energia elétrica , reaproveitar os desperdícios e sobras, reduzir quantidade de lixo, melhorar qualidade de vida dos