Contabilidade Sócio Ambiental
Se antes a lucrativadade era buscada por essas empresas de qualquer maneira, considerando a sociedade e os empregados apenas como unidades econômicas de produção, agora cresce a preocupação com o meio ambiente e com o retorno para as diferentes partes que afetam ou que são afetadas por suas atividades, evidenciando no mundo dos negócios a preocupação com o desenvolvimento sustentável.
Resume-se então que as empresas tem-se modificado para um objetivo de mão dupla, atingir o retorno financeiro e social.
Dentre todos os métodos de proteção e preservação, a contabilidade como ciência e veículo de informação tem de apresentar condições de registro, relatórios e controle que vem contribuir de forma positiva no campo da proteção ambiental e transparência em relação a empresa e sociedade, com dados econômicos e financeiros adotados pelas pessoas jurídicas que se utilizam de exploração do meio ambiente.
A contabilidade tem de caminhar no sentido de evoluir até mesmo tecnologicamente para prestar informações atualizadas, observando reflexos de mudanças patrimoniais no ambiente social e ambiental.
Deve-se englobar diferentes aspectos, não se restrigindo a informações de ordem financeira, e também ter como objetivo fornecer informações aos usuários internos e externos sobre eventos ambientais que causam modificações na situação patrimonial da respectiva entidade. Bem como realizar sua identificação, mensuração e evidenciação.
Entre os meios de divulgação, encontram-se o Balanço Social, a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e os relatórios ambientais.
Segundo o site do próprio "Balanço