Contabilidade Social e ambiental
Você terá a oportunidade nestas Web Aulas de conhecer algumas das informações relacionadas à origem da Contabilidade Social e Ambiental e também compreender em qual contexto ela se aplica partindo da visão sobre responsabilidade social e sustentabilidade que são assuntos muito discutidos no ambiente empresarial atualmente.
Um empreendimento sustentável, ou como também vimos ser definido atualmente, um empreendimento verde, se refere a uma organização que causa a partir de suas operações o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente, seja em termos globais ou sob um olhar mais regionalizado, local de instalação, comunidade de prática ou comunidade de abrangência do negócio, sociedade ampla (país, estado) ou economia.
Podemos considerar uma empresa sustentável aquela que imprime esforços no sentido de atender o Triple Bottom Line.
O Triple Bottom Line (TBL) pode ser definido como o conjunto de três perspectivas sobre as quais a empresa necessita atuar: pessoas, o ambiente ou planeta e o lucro. O TBL também é conhecido como "os três pilares" responsáveis por abranger os valores e os critérios que objetivam mediar as relações organizacionais no sentido de obtenção do sucesso em termos econômicos, ecológico e social.
Conforme se pode observar na Figura 1, as três perspectivas (econômica, ecológica e a social) possuem um ponto de intersecção, justamente o que representa a Sustentabilidade Empresarial (SE).
A representação significa que ao buscar o sucesso econômico que geralmente é o mais importante objetivo das empresas com fins lucrativos, as organizações sustentáveis não deixam de lado as demais perspectivas que representam as preocupações com o meio ambiente e com as relações humanas internas e externas à organização.
A partir da ratificação das normas das Nações Unidas e Local Governments for Sustainability (ICLEI) “Triple Bottom Line” para contabilização no início de 2007, esse padrão se