Contabilidade Social, Ambiental e Relatórios Sociais
Tópicos Contemporâneos
Aluno: Sabrina Luiza Magalhães Pessoa
Contabilidade Social – Ramanath (1976, p. 101) citado por Silva et al, afirma que na década de setenta, a Contabilidade Social era conceituada como “um processo de seleção de variáveis, medidas e procedimentos para avaliar a atividade social da empresa com o objetivo de produzir informação relevante e divulgá-la aos públicos interessados, internos e externos”.
Contabilidade Ambiental - Segundo Keinert (2007, p. 172), “Contabilidade Ambiental é uma abordagem combinada com a teoria da contabilidade que facilita a transição de informação da contabilidade financeira e da contabilidade de custos para aumentar a eficiência dos materiais, ajudando a reduzir o impacto e o risco, diminuindo os custos visando uma eficiência econômica com justiça social e prudência ecológica.”
Relatórios Sociais
ETHOS - Segundo Tinoco (2010, p.226) O Instituto Ethos vem, ao longo dos últimos anos, publicando o Guia de Elaboração do balanço Social e Relatório de Sustentabilidade com o objetivo de apontar os elementos fundamentais na elaboração do balanço Social, tendo como referência as metodologias IBASE e GRI. O guia evidencia diretrizes gerais que ajudam as empresas a planejar, organizar e a divulgar as informações sobre os desafios da estratégia socioambiental e a ocorrência ética das operações (INSTITUTO ETHOS, 2009).
IBASE – Conforme exposto por Borger, João e Carijó (2009, p. 225), a proposta do modelo de Balanço Social desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas é que o relatório divulgue informações sobre o perfil do empreendimento, histórico da empresa, seus princípios e valores, governança corporativa, diálogo com partes interessadas e indicadores de desempenho econômico, social e ambiental.
GRI – Global Reporting Initiative
Para Barbosa (2005) citado por Ferreira et al (2012, p. 199), o GRI é “considerado o