Contabilidade ambiental
As organizações empresariais e a contabilidade, estão sendo influenciadas por novas tecnologias, na racionalização dos custos, gestão dos custos por atividades, etc., que vem aperfeiçoar a doutrina existente. Neste sentido, a Contabilidade, vista como um sistema de informação da situação e da evolução patrimonial, econômica e financeira da empresa, deve incluir, em seus relatórios, todos os dados relacionados ao meio ambiente, auxiliando-os no processo de tomada de decisão. O contador deve participar ativamento neste processo de planejamento, avaliação e controle das questões sociais e ambientais, registrando e divulgando as medidas adotadas e os resultados alcançados. Os contadores têm um papel fundamental nesta perspectiva, uma vez que depende desses profissionais elaborar um modelo adequado para esta entidade, incentivar às empresas a implementarem gestões ambientais que possam gerar dados apresentáveis contabilmente, nos balanços sociais, além de criar sistemas e métodos de mensuração dos elementos e de mostrar ao empresário as vantagens dessas ações.
Introdução
A preocupação mundial em torno do meio ambiente caminha para um novo estilo de desenvolvimento que deve combinar eficiência econômica com prudência ecológica.
Os assuntos ambientais estão crescendo em importância para os negócios em termos de responsabilidade social, do consumidor, desenvolvimento de produtos, passivos legais e considerações contábeis. São cada vez mais árduas as tarefas do administrador no tratamento desses assuntos na Contabilidade e sua divulgação. A complexidade da atividade de certas empresas muitas vezes é fator que dificulta o tratamento a ser dado no registro e na divulgação de, principalmente, os chamados passivos ambientais. Portanto, a participação da Contabilidade é de extrema importância, pois vai despertar o interesse para as questões ambientais, ajudando as entidades a colocarem, em sua gestão empresarial, a variável ambiental, não apenas para constar na