Contabilidade rural
O agronegócio é considerado um dos setores mais importante da economia brasileira correspondendo a 1/3 (um terço) do produto interno bruto. Ocupa posição de destaque no cenário global e tem importância crescente no processo desenvolvimento econômico, por ser um setor dinâmico e pela capacidade de impulsionar outras áreas.
Dada sua importância torna-se essencial ao setor do agronegócio os controles de custos e receitas, além dos controles patrimoniais, para reunir informações que subsidiem a tomada de decisões por parte dos administradores responsável pelo segmento. Assim, a utilização da Contabilidade uma ciência praticada por um contador, tem que ser vista como uma parceira da administração de organizações, sendo fundamental para a tomada de decisões.
A contabilidade rural é o ramo da contabilidade que vai ser direcionada para as empresas rurais. Essa área da contabilidade é o principal instrumento de apoio ás tomadas de decisões durante a execução e o controle das operações rural. A contabilidade trabalha direto com o proprietário rural, pois é ela que vai demonstrar se a empresa rural está atingindo seu objetivo final: lucro.
1.1 OBJETIVO GERAL
Identificar a importância dos componentes do agronegócio para o desenvolvimento sustentável da atividade.
2.1 Objetivos específicos
a) Avaliar a importância do planejamento no processo de produtividade no agronegócio;
b) Comparar o comprometimento do agronegócio com o desenvolvimento sustentável.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 CONTABILIDADE APLICADA NO AGRONEGÓCIO
Considera-se atividade rural a exploração das atividades agrícolas, pecuárias, a extração, exploração vegetal e animal, exploração da apicultura, avicultura etc. Fazendo uso dessas atividades e a comercialização delas surgiu uma área chamada agronegócio, que hoje, é um dos setores mais importante da economia brasileira.
Segundo Calderelli (2003, p. 180), “a Contabilidade Rural é aquela que tem suas normas baseadas na