contabilidade rural
O MANUAL DE CONTABILIDADE DO SISTEMA SEBRAE teve início no ano de 1992, no SEBRAE/RJ, em reunião, cuja finalidade era apenas de melhorar o Plano de Contas ou, mais precisamente, naquela oportunidade, o objetivo era de apenas reduzir o seu tamanho. Entretanto, o resultado daquele primeiro trabalho não eliminou todos os problemas detectados na época, concluindo-se pela necessidade da criação de um Comitê para dar suporte aos contadores e realizar o trabalho de manutenção permanente.
O conceito de “Comitê “ foi ampliado, a partir do ano de 2004, com as decisões elaboradas por um grupo de trabalho submetidas a todos os Contadores do Sistema SEBRAE. O novo procedimento manteve a característica do “Manual de Contabilidade do Sistema SEBRAE” um produto do Sistema para o Sistema.
Composição do Comitê Contábil
A partir do exercício de 2004 foi extinto o grupo do Comitê Contabil. As ações inerentes a temas Contábeis serão Coordenadas pela UGOC e os grupos de trabalhos serão a partir da necessidade de discussão de temas.
Resumo das Alterações desta Versão:
1) Do plano de contas do sistema SEBRAE.
Criação dos Grupos-reestruturação:
1.2.1.2 - Convênios e Contratos a Receber
1.2.1.3 - Aplicações de Longo Prazo
1.2.1.4 - Programas Especiais
1.2.1.5 - Microcrédito
1.2.1.6 - Transações de Longo Prazo Sistema SEBRAE
1.2.2 - Investimentos
1.2.3 - Imobilizado 1.2.4 - Intangível 2.4.1.3 - Ajuste de Avaliação Patrimonial 3.1.9 - Outras despesas Operacionais 4.1.5.4 - Venda de Ativo 4.1.5.5 – Receitas Na Reversão de Provisão 2) Criação das Contas:
Com a reestruturação dos grupos, as contas antigas dos grupos acima foram realocadas.
3) Criação e ajuste de procedimentos
4) Ajuste das demonstrações contábeis aos padrões da Lei 11.638/07 e 11.941/09
Obs.: As alterações foram discutidas e estão de acordo com o aprovado na Reunião de Trabalho com