Contabilidade Rural
A criação e domesticação de gado começaram há aproximadamente 5000 anos e 6000 anos atrás, servindo como animal de carga, fornecendo carne, na produção de leite e couro. Porém nessa época o gado era comido apenas se morresse ou não para carga ou para fornecer leite.fosse mais útil. Esta criações começaram a expandir no Brasil após a implantação dos engenhos de cana de açucar, onde serviam aos coronéis a carne e o leite.
Fonte: Bovinocultura leiteiro volume 1 banco do brasil
Obs: gente, não sei como incluir a bibliografia desse livro tirei deste site: http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/Vol1BovinoLeite.pdf
2 – ORIGEM:
Ao longo desse período surgiram diversas raças de gado bovino leiteiro, cada uma originária de um país específico, porém as mais conhecidas são:
HOLANDESA
- origem: HOLANDA
- características: é a raça que produz mais leite, a cor da pelagem,pode ser malhado de branco e preto ou vermelho e branco, as vacas são grandes e pesadas.
JERSEY
- origem: ilha de JERSEY,no CANAL DA MANCHA entre a FRANÇA e a INGLATERRA.
- Características: é a raça leiteira de menor tamanho mas produz muito leite e come pouco, a cor da pelagem é parda , cinzenta ou amarelada, com áreas pretas, principalmente nos touros, com manchas brancas ou não, é a raça que produz o leite mais gordo,é um animal bastante manso.
GUERNSEY
- origem: ilha de GUERNSEY no CANAL DA MANCHA.
- características:é uma raça pouco conhecida mas é uma boa produtora de leite, a cor da pelagem, malhada de amarelo ou malhada de branco,também é uma raça que produz o leite gordo.
PARDO SUÍÇO
- origem: SUÍÇA.
- características: é uma raça que produz bastante leite mas tambem produz carne, a cor da pelagem,parda ou castanho
GIR LEITEIRO
- origem: ÍNDIA
- características: é uma raça existente em muitos rebanhos no país, a cor da pelagem é muito variada com vários tipos de tonalidade. A pelagem mais comum é a chita. É uma raça que possui orelhas bem grandes,