CONTABILIDADE PARTE INDIVIDUAL
JIZMEIRE ALVES MOREIRA RA: 8484177217
Etapa 1 \ 2
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A contabilidade é tão antiga quanto a civilização, esta ligada as primeiras preocupações e interpretação dos fatos ocorridos, com o objetivo de contabilizar e organizar os bens.
A origem da contabilidade esta ligada nas principais cidades da antiguidade, devido uma necessidade dos registros comerciais.
O primeiro Registro foi de forma rudimentar, feito pelo homem que encontrou formas mais eficientes de processar seus registros. As atividades de troca e vendas dos comerciantes semíticos requeriam o acompanhamento das variações de seus bens, surgindo assim as primeiras escritas contábeis feitas pelos egípcios.
Na cidade de Ur, na caldéia onde viveu Abraão, personagem bíblico citado no livro de Gênesis, encontraram-se, em escavações, importantes documentos contábeis, onde estão registradas contas referentes á mão-de-obra e materiais, ou seja,Custos diretos. Há 5 mil anos antes de Cristo, o Homem já considerava fundamental apurar os seus custos.
Os sumério-Babilônios deram inicio a semente da contabilidade e os egípcios deram continuidade e os Italianos fizeram o cultivo e a colheita.
No século xv deu-se início a fase moderna da contabilidade, Frei Luca Paciole (Matemático, teólogo, contabilista), entre outras profissões, deixou muitas obras, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração, o mesmo abriu procedente que para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto. A formalização da contabilidade ocorreu na Itália.
Foi a Itália o primeiro país a fazer restrições á prática da Contabilidade. O método de partidas dobradas era utilizado na Itália, principalmente na toscana, desde o século xIv.
Primeiro se reconhece o devedor e depois o credor, prática usada até os dias de hoje.
Mais conhecida como crédito e débito, para todo crédito existe um deito.
No Brasil deu-se inicio ao ensino de contabilidade com a chegada da família Real