O papel do Consultor Contábil
Wemerson Manoel do Nascimento - wemerson.mn@gmail.com
Pós-Graduação Lato Sensu em MBA em Auditoria, Controladoria e Finanças.
RESUMO
O Papel do Consultor Contábil para o Micro empreendedor Individual é um trabalho voltado para a nova categoria de empreendedor que surge no Brasil em meio a tantos desafios na busca pela sobrevivência organizacional e financeira num país onde a concorrência desleal subsidiada pela pirataria, monopólio, corrupção e principalmente com uma carga tributária digna de países de primeiro mundo, com o objetivo de apresentar um profissional que poderá muito lhe ser útil nessa caminhada rumo ao crescimento dado ao vasto conhecimento de gestão organizacional que será apresentado ao longo do texto. Trabalho este que se pautou principalmente por estudos bibliográficos pertinentes à profissão contábil, pesquisas de órgãos governamentais e dispositivos legais.
Palavras-chave: Contador; Consultor Contábil; Crescimento, Empreendedor Individual.
1. INTRODUÇÃO
Com a ascendência econômica brasileira aliada à projetos de lei como o Micro Empreendedor
Individual, mais pessoas estão saindo da informalidade, porém, sem nenhum embasamento ao que se diz respeito às questões administrativas e por isso se faz necessário o despertar do contador nesse novo cenário que está se tornando o mercado brasileiro.
Segundo pesquisa do SEBRAE, 29,35% das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte constituídas em
2006
no
Brasil
pereceram em até dois anos.
(http://www.sebrae.com.br/uf/goias/indicadores-das-mpe/estudos-e-pesquisas) Será que a causa desse fenômeno é mesmo e somente, o peso da carga tributária no Brasil? Talvez uma micro-empresa não precise desembolsar quantias consideráveis de seu faturamento com consultorias para alavancar seus negócios. Certamente com honorários habituais à contadores que não se restringem a emitir