Contabilidade - Introdução
11:29
Contabilidade: origem e evolução histórica
Desde os registros rudimentares, passando pelos grandes momentos da evolução humana, Revolução Agrícola, Revolução Industrial e Revolução Tecnológica, observa-se que a Contabilidade “acompanhou” o homem na sua trajetória evolutiva. http://www.youtube.com/watch?v=MKHkCUPHXJk&feature=related
Contabilidade uma Ciência Social Aplicada
Reconhecida como Ciência Social pela Academia de Ciências da França, em 1834, a Ciência Contábil é responsável por registrar todas as transações ocorridas em uma organização, com ou sem fins lucrativos, com a finalidade de gerar informações financeiras que possibilitem o controle e a gestão do seu patrimônio. A Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, assim entendidos os diversos tipos de variações sofridas pelos patrimônios, dentro de um período de tempo determinado, sob o aspecto do fim aziendal, ou seja, considerando os objetivos do patrimônio e do respectivo administrador. Entre as escolas do pensamento contábil, as que mais se destacaram foram: a escola italiana e a escola americana. http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/248.pdf Azienda é uma palavra de origem italiana que significa empresa. O termo é utilizado quando se estuda a história da Contabilidade e na definição do principal objeto desta que é o patrimônio da empresa. Em Contabilidade, define- se como patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações que constituem as empresas (aziendas).
Objeto da Contabilidade
A Contabilidade tem como seu objeto de estudos o “patrimônio das entidades”.
Objetivo da Contabilidade
O objetivo “científico” da Contabilidade é apresentar corretamente o patrimônio das entidades e apreender e analisar as causas das suas mutações.
Contabilidade
Trata-se de um instrumento do qual, independentemente do tipo ou porte, nenhuma