Contabilidade introdutória
A Provisão para Devedores Duvidosos é efetuada por empresas que realizam vendas a prazo, assumindo, assim, o risco de eventuais perdas no recebimento de seus créditos junto aos clientes. No final de cada exercício social, é facultado às empresas considerar, em seus demonstrativos contábeis, uma parcela de seus recebíveis (que não possuam reserva de domínio, alienação fiduciária em garantia, ou garantia real, como: hipoteca, penhor e anticrese), como perda do período.Os valores considerados de recebimentos duvidosos poderão ser lançados na Contabilidade como despesa do período da seguinte forma:
Débito: Despesas com Devedores Duvidosos
Crédito: Provisão para Devedores Duvidosos
Quando uma empresa presta serviços ou vende mercadorias, há uma probabilidade de parte dos recursos oriundos dessas transações não serem recebidos.
A provisão para devedores duvidosos é constituída para reconhecer no resultado, as prováveis perdas no recebimento de créditos registrados no ativo.
Quando uma empresa não faz esse reconhecimento, os valores constantes no balanço podem não representar a verdadeira situação liquida do patrimônio.
A conta de “Provisão para Devedores Duvidosos” ou “Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa” é uma conta retificadora da conta que registra os valores a receber no Ativo.
Cálculo da Provisão
O cálculo da provisão para devedores duvidosos é feito por estimativa, pois os prejuízos futuros não podem ser calculados com grande precisão e as maneiras mais usadas desta estimativa são:
a) Pela análise individual dos devedores - verificando-se em cada caso a possibilidade de recebimento futuro. Essa análise deve levar em consideração, principalmente, os débitos já vencidos e os pertencentes a pessoas ou empresas que estejam em dificuldades financeiras. Evidenciados os débitos duvidosos, são eles somados, do que resulta o valor a ser adotado para a constituição da provisão.