Contabilidade introdutoria
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTABÉIS
CLÁUDIA KELY CORREA DUARTE
Gestão Dos Custos De Serviços
(Produção Textual)
Rubiataba-Goiás
2009
CLÁUDIA KELY CORREA DUARTE
Gestão Dos Custos De Serviços
(Produção Textual)
Trabalho de produção textual apresentado á UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Introdutória do Curso em Ciências Contábeis.
Orientador: Prof. Regis Garcia.
Rubiataba-Goiás 2009
INTRODUÇÃO:
Este trabalho nos mostra, que uma empresa precisa saber a fonte de seus lucros e entender a sua estrutura de custos. O objetivo de um sistema de contabilidade de custos é gerar informação para auxilio ao controle e na ajuda ao processo de tomada de decisão.
Custos:
É a combinação entre princípios e métodos:
Princípios + Métodos= Sistema de custeio
Os princípios são definidos como o tipo de informação gerada e sua relevância para os objetivos da empresa. Já os métodos referem-se a como a informação será obtida e dentro de uma sistemática conhecida e divulgada pela empresa.
Os princípios de custeio são divididos em: Absorção Total, Absorção Parcial e Custeio Variável.
A diferença entre absorção total parcial ambos está na consideração do nível de atividade da empresa; pelo custeio total rateia-se a totalidade dos custos fixos aos produtos enquanto que no custeio por absorção parcial distribui-se aos produtos apenas uma parcela dos custos fixo relativa ao nível de atividade normal da empresa, o que permite a análise da eficiência do consumo dos recursos das empresas.
Já o custeio direto não inclui os custos fixos no custo dos produtos, considerando-os