Contabilidade internacional
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
ATPS: IAS 16 e IAS 37
Professor: Paulo Espíndola
CAMPO GRANDE-MS
2013
IAS 16 - IMOBILIZADO
O objetivo desta Norma é prescrever um tratamento contábil para o imobilizado, de modo que os usuários das demonstrações financeiras possam discernir informações sobre o investimento de um a entidade em imobilizado e as mudanças nesse investimento. As principais questões na contabilização do imobilizado são o reconhecimento de ativos, a determinação de seus valores contábeis e os encargos de depreciação e perdas por redução no valor recuperável a serem reconhecidos em relação a eles.
Imobilizado são itens tangíveis, que são mantidos para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, para aluguel a terceiros ou para fins administrativos e espera-se que sejam usados durante mais de um período. O custo de um item do imobilizado será reconhecido como um ativo ser for provável que os benefícios econômicos futuros associados ao item fluirão para a entidade o custo do item puder ser mensurado de forma confiável.
A mensuração no reconhecimento de um item do imobilizado como ativo ocorrerá pelo seu custo, que compreende o equivalente ao preço à vista na data do reconhecimento. Se o pagamento for diferido além dos prazos normais de crédito, a diferença entre o equivalente ao preço à vista e o pagamento total é reconhecida como despesa de juros ao longo do período do financiamento, exceto se esses juros forem capitalizados de acordo com a IAS 23.
O custo de um do imobilizado compreende o preço de compra, inclusive tarifas de importação e impostos não recuperáveis sobre compras, após deduzir os descontos comerciais e quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessários, para que seja capaz de operar da forma pretendida pela administração. A estimativa inicial dos custos