Contabilidade Internacional
Introdução
No mundo globalizado, a necessidade de informações mais rápidas e precisas vem sendo desenvolvida ao longo do tempo, e com isso estão havendo várias mudanças, principalmente na área contábil, em que é o setor por onde passam todas as informações de qualquer entidade, sendo micro, pequena, média ou grande porte. As mudanças a qual nos referimos em que podemos ver é a criação das normas internacionais de contabilidade.Essas normas foram criadas a partir do momento em que a economia mundial, vive em constante transformação, e a pressão desde investidores vem crescendo constantemente, em relação aos seus investimentos, tornando-se uma importante ferramenta de decisão para a gestão dos administradores.
Desenvolvimento
IAS 1 Apresentação das Demonstrações Financeiras
O objectivo desta Norma é o de prescrever a base para a apresentação de demonstrações financeiras de finalidades gerais, por forma a assegurar a comparabilidade quer com as demonstrações financeiras de períodos anteriores da entidade, quer com as demonstrações financeiras de outras entidades. Para conseguir este objectivo, esta Norma desenvolve requisitos globais para a apresentação de demonstrações financeiras, directrizes para a sua estrutura e requisitos mínimos para o respectivo conteúdo. O reconhecimento, a mensuração e a divulgação de transacções específicas e outros acontecimentos são tratados noutras Normas e Interpretações.
Um conjunto completo de demonstrações financeiras compreende: uma demonstração da posição financeira no final do período; uma demonstração do resultado abrangente para o período; uma demonstração das mutações do patrimônio líquido para o período; uma demonstração dos fluxos de caixa para o período; notas expl icativas, c ompreendendo um resu mo das p rincipais políticas cont ábeis e outras informações; uma demonstração da posição financeira no início do período comparativo mais antigo em que uma entidade aplique uma política contábil