Contabilidade Internacional
Este trabalho abordará os assuntos propostos pela primeira e segunda etapa da ATPS de Contabilidade Internacional – Adoção das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS) e das International Accounting Standards (IAS) 1 e 7.
Veremos neste projeto a introdução e história da contabilidade, as adoções das normas internacionais e seus relatórios financeiros, de acordo com alguns aspectos específicos brasileiros, orientações gerais da IFRS, mitos existentes, Fair Value, além da alteração da Lei 6.404/76 e seus reflexos nas empresas brasileiras e, a definição das International Accounting Standards (IAS), seguido de um profundamento no IAS 1, que relata os Demonstrativos Contábeis e IAS 7, que retrata o Fluxo de Caixa.
Esperamos que este trabalho permita a quem o leia o entendimento do conceito histórico contábil, seguido pela necessidade da padronização de seus relatórios e normas
3. FATOS HISTÓRICOS QUE GERARAM A NECESSIDADE DE UMA HARMONIZAÇÃO DAS NORMAS CONTÁBEIS
Sabe-se que os primeiros registros contábeis primitivos foram realizados há cerca de 200 (duzentos) séculos, ainda na Pré-história. Devido a esse imenso rastro de história, iremos apresentar em 4 (quatro) períodos, o percorrer histórico contábil.
3.1. Contabilidade do Mundo Antigo
A Contabilidade do Mundo Antigo representou o período em que se iniciaram as primeiras civilizações e foi até 1202, onde o homem começou a criar animais e a cultivar a agricultura. Necessitava de noção de sua propriedade e de seus patrimônios. Sendo assim, desenvolveu formas de controle e registros de seus bens e direitos.
3.2. Contabilidade do Mundo Medieval
A Contabilidade do Mundo Medieval representou o período que vai de 1202, da Era Cristã, até 1494 onde surgiu a Contabilidade por Partidas Dobradas, de Frei Luca Pecíolo, matemático, monge franciscano e contabilista. Pecíolo é considerado o pai da Contabilidade Moderna. Em 1494 em Veneza, foi publicada sua