Contabilidade internacional
1. A Previdência Social no Brasil é um sistema integrado, composto por três grandes regimes. Cite-os.
• Regime geral da previdência social – Público, operado pelo INSS, Filiação obrigatória para os trabalhadores regidos pela CLT, esta voltado diretamente aos trabalhadores. Regime financeiro de caixa.
• Regimes próprios de Prev. Servidores – Público, Filiação obrigatória para os serv. Públicos titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do DF e Municípios, Regime financeiro de caixa.
• Regime de Prev. Complementar – Privado, Natureza contratual, Filiação facultativa, autônomo em relação ao regime geral da Prev. Social e aos regimes próprios dos Servidores publ. Regime financeiro de capitalização.
▪ Pode ser constituído pelo Segmento Aberto – Operado por Sociedades Anônimas com fins lucrativos, como: seguradoras e bancos, acessíveis a qualquer pessoa física, planos individuais ou coletivos, sendo fiscalizado pelo Min. Da Fazenda.
▪ Segmento Fechado ou Fundos de Pensão – Operado por Fundação ou Sociedade civil, fins não lucrativos, acessível por meio do vinculo empregatício ou do associativo, planos coletivos, fiscalizado pelo Min. Prev. E Assistência social.
2. O que é Plano de Benefício Definido?
É possível saber, no momento da contratação do plano, quanto você irá receber da instituição ao se aposentar. Desta maneira, o valor da contribuição, ou seja, o quanto você irá contribuir ao longo do tempo, é que varia, para que o valor pré-determinado possa ser atingido.
3. O que é Plano de Contribuição Definida?
Contribuição Definida: O valor da contribuição é acertado no ato da contratação do plano é a modalidade que tem como característica básica a determinação do benefício futuro em função do montante acumulado das contribuições e rendimentos auferidos ao longo do tempo, na fase de capitalização, ou seja, sua aposentadoria futura dependerá dos depósitos efetuados por você, além dos rendimentos obtidos pelo