Contabilidade internacional
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO Com o passar dos tempos, a evolução tecnológica e econômica vem exigindo cada vez mais de seus profissionais a minimização dos custos e das despesas e a consequentemente maximização dos lucros. Com isso, o planejamento tributário tornou-se um dos principais meios para o sucesso ou não de uma empresa, pois a carga tributária no Brasil representa um significativo montante financeiro, o qual interfere diretamente no resultado econômico da empresa.
Logo no início de cada ano, surge uma importante questão: as pessoas jurídicas que não possuem qualquer impedimento, tem que optar por um regime de tributação e devem defini-lo para fins de recolhimento.
Assim, o planejamento tributário, tornou-se imprescindível nas empresas, pois a elevada carga tributária e a legislação brasileira muito complexa, com inúmeras leis e constantes alterações, o que dificulta a interpretação dos seus usuários o que os leva, muitas vezes, a não se utilizarem de um direito já existente por desconhecimento ou, ainda à prática de infrações fiscais contrárias à sua vontade, atribuindo um merecimento especial à necessidade de se adotar um planejamento capaz de remediar tais imperfeições.
Especificadamente, este artigo tem o objetivo de identificar a melhor opção para a redução da carga tributária, com base numa comparação entre o regime de tributação do lucro real e o simples nacional, buscando a melhor opção para o enquadramento, minimizando a incidência dos impostos e alcançando assim o melhor resultado econômico.
Neste trabalho serão desenvolvidas pesquisas com o intuito de responder os seguintes problemas:
- Será que o SIMPLES seria favorável para um determinado faturamento anual ?
- De que forma o Lucro Real poderia ser mais favorável que o simples afim de redução de carga tributária?
3. OS TRIBUTOS
O Conceito de tributo está estabelecido no